quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Crise Hídrica - Uma questão Mundial


O alto consumo de água, má gestão, uso irracional deste recurso não é só um problema enfrentado pelo Sudeste brasileiro nesta estiagem que secou os reservatórios mais importantes que abastecem as cidades da região, mas uma questão mundial. Estima-se que em 2050 a necessidade de consumo da água vai aumentar em 55% em todo planeta.
No último Encontro do Fórum Mundial de Davos que aconteceu em janeiro passado líderes mundiais alertaram sobre os riscos do acesso à água e seu impacto na sociedade contemporânea. A população mundial é de 7 bilhões de habitantes e tende a crescer cada vez mais. Segundo Naho Mirumachi, que leciona sobre a Segurança da Água no King’s College ( Londres) fala que o problema não está só no crescimento populacional, mas também na alta demanda de consumo de alimentos e produtos. Tudo que é produzido seja na agropecuária como nas indústrias fabricando telefones, carros, sapatos etc  é usado água doce. O estilo de vida atual demanda muito deste recurso natural e, portanto, é preciso repensar neste estilo, já que a agua dos rios e aquíferos é limitada.
A demanda de água também  se intensifica pelas mudanças climáticas, conflitos entre nações, instabilidades sociais e falhas na administração e planejamento urbano. E a FECONATI– Feira da Construção Sustentável chega a sua segunda edição discutindo esses assuntos  e outros temas pertinentes como políticas públicas sustentáveis e o uso racional da água como materiais e tecnologias aplicadas.

Saiba mais:
 http://g1.globo.com/globo-news/sem-fronteiras/videos/t/outros-programas/v/sem-fronteiras-a-guerra-pela-agua-no-mundo/3946588/

Fonte: Sem Fronteiras | Globonews